"Bem vindo meu novo ser, cercado de proteção, de tanto amor, tanta paz, dentro do meu coração. É como se eu tivesse esperado toda a vida pra te embalar, é como se eu tivesse esperado toda a vida pra te embalar..."

Perfil completo


Chupeta - dar ou não dar - eis a questão!
Pedido de desculpas
Caras e Bocas
Um dia especial!!!
Meu primeiro banho de chuveiro
Primeiro Mêsversário
Últimos acontecimentos
Reflexão sobre a gravidez
Ser mãe
Começando do começo

Powered by Blogger


 

Lilypie 1st Birthday Ticker



Tuesday, August 22, 2006

Brincadeira de criança
 

Dia 17 meu filhote fez dois meses e pra marcar o dia com grande estilo, ele começou a se interessar por brinquedinhos e aprendeu a segurar o chocalho.
Agora ele chora pedindo a caneca vermelha que a mamãe toma chá e fica horas rindo pro móbile e brincando com o mordedor.
Hoje o papai comprou até um brinquedo novo, cheio de argolas, e ao que tudo indica, ele vai adorar!!!

Segue uma parte de uma matéria sobre como brincar com o bebê, que saiu na revista "Meu nenê"... a matéria tem 100 dicas, mas aí vão as primeiras 18, que falam sobre como brincar com um bebê novinho.

1- Escolha uma música que permita incluir o nome do bebê e cante. Uma sugestão é a canção: "Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tirava o (nome da criança) do fundo do mar".

2- O recém-nascido mantém as mãos fechadas por reflexo. Para abri-las, brinque com cada dedo chamando-o pelo nome: mindinho, seu vizinho, pai de todos, furabolo, mata-piolho. Depois dê-lhe algo para segurar para melhorar a apreensão.

3- Fale com ele enquanto, animadamente, move seu rosto para a direita ou para a esquerda, tentando capturar sua atenção.

4- Escolha em revistas fotos grandes com expressões diferentes. Mostre-as uma a uma para o bebê. Eles adoram ver rostos.

5- Coloque-o apoiado sobre o joelho, segure firmemente pelas axilas e brinque de "cavalinho"para estimular o equilíbrio da cabeça.

6- Deite-o com a barriguinha para baixo sobre um cobertor macio, na cama. Pegue um dos lados do cobertor e levante devagar, fazendo com que o bebê incline para um dos lados. Faça com que ele role suavemente, apoiando com a mão.

7- Deite-o no chão e sente-se de frente para ele. Ofereça um brinquedo. Quando estiver entretido, chame-o e ofereça outro. Limite-se a três brinquedos para que ele não perca o interesse.

8- Coloque seu rosto encostado na barriguinha do nenê, fale, cante e recite algum versinho infantil. Varie o tom e a altura de sua voz enquanto estiver falando.

9- Sente-se no chão e deite o bebê sobre suas pernas esticadas de uma forma que possa fitar seu rosto. Ofereça seu dedo indicador para que agarre.

10- Use palavras e expressões faciais engraçadas para fazer seu bebê rir.

11- Brinque de "serra, serra, serrador. . . ". O bebê ganha abdominal para sentar mais rapidamente.

12- Por volta dos seis meses, deite-o no chão de bruços e fique na mesma posição. Brinque de aviãozinho, levantando o torso e os braços do chão.

13- Abuse das brincadeiras como "Palminha de Guiné. . . ".

14- Compre chapéus baratos como bonés, toucas de lã, de bombeiro, de palhaço, de cozinheiro. Sente-se na frente do seu bebê, coloque o primeiro chapéu e faça uma cara engraçada. Depois aproxime-se para que ele retire o chapéu. Passe para outro e repita a brincadeira.

15- Ofereça um pequeno brinquedo. Quando ele estiver quase tocando, deixe o objeto cair e pergunte "Cadê o brinquedo?". Ele provavelmente olhará para o chão. Caso não olhe, mostre-o e repita a brincadeira.

16- Sente seu filho no colo, de costas para você. Pegue um espelho e posicione de modo que o bebê possa ver o próprio reflexo. Depois vá mudando a posição do espelho até que ele mostre o reflexo da mãe, sorrindo.

17- É importante que a criança possua um brinquedo que seja boneco ou animal, para que o acompanhe aos lugares desconhecidos, isso dará a ele a segurança de não estar sozinho em novas experiências.

18- Agite suavemente os pezinhos do bebê na água do banho, segurando com firmeza seu corpo. É uma forma de estimular o tato.

3 Comments:

  • At 6:05 AM, Blogger Renata said…

    Lu, vc vai ver que fase legal que começa agora... eles aprendem tudo tão rápido, é uma nova descoberta atrás da outra... e a gente só babando... rs... bjoca nocês!

     
  • At 11:56 AM, Blogger since_1982 said…

    Lu, ele tá a tua cara! Impressionante...O_o


    Beijo!!!!

     
  • At 4:19 PM, Blogger Cristiane said…

    Oi! Realmente adorei as 18 brincadeiras apresentadas aqui. Já servirão para que possa entreter meu filho. Vivo no exterior e já terminou minha licença-maternidade e não consigo encontrar um livro que apresente propostas, já que as edições para a idade do meu filho (4 meses), estão esgotadas.
    Gostaria de aproveitar e consultar-lhe se seria possível enviarme esas 100 brincadeiras que sairam na revista que vc menciona. Ficaria realmente muito grata já que chego muito cansada do trabalho e está meio difícl dar asas à imaginação para inventar brincadeiras...
    Muito obrigada!!!
    Abraços,
    Cristiane (cristianef@embrasil.org.ar)

     

Post a Comment

<< Home